Notícias

APCV APRESENTOU À COMUNIDADE A PLATAFORMA NOVOS HORIZONTES

Decorreu no dia 29 de Dezembro na AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu a Sessão de Encerramento do Projeto Novos Horizontes. Na sessão de abertura estiveram presentes o Sr. Dr. Alfredo Moita em representação da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, o Sr. Dr. Joaquim Seixas vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, o Sr. Provedor Social, Cónego Arménio e a Sra. Dra. Francisca Peixoto em representação da AIRV, que unanimemente enalteceram a importância de se criarem iniciativas inovadoras em prol da empregabilidade das pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

Após algumas notas iniciais, abordou-se o Painel da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, tendo assim a Dra. Mónica Cosme representante da Adecco Integra apresentado a iniciativa criada pela Entidade no sentido da responsabilidade social e tem como objetivo a integração da pessoa com deficiência e/ou incapacidade em mercado de trabalho. No âmbito desta parceria a Adecco Integra visa promover a sensibilização e mudança de mentalidades a nível empresarial e governamental de modo a facilitar a integração. Pretende também agir personalizadamente com cada um dos candidatos a emprego, ensinando práticas fundamentais para a procura ativa de emprego.

Em representação do Centro de Emprego, contámos com a presença da Dra. Elisabete Almeida que nos informou e elucidou sobre os apoios financeiros existentes para a contratação da pessoa com deficiência e/ou incapacidade. Reveste-se de importância fulcral que as pessoas com deficiência e/ou incapacidade tenham conhecimento destes apoios no sentido de fomentarem a sensibilização junto das empresas onde poderão vir a desempenhar uma atividade profissional.

Contudo, o ponto primordial desta sessão centrava-se na apresentação da plataforma informática Novos Horizontes. Assim, Dr. Armando Torrinha demonstrou o seu funcionamento, tanto para as empresas como para os candidatos.

Incrementar a diversidade é promover a igualdade de oportunidades para que todos possam desenvolver as suas potencialidades e assegurar as condições para a interação da pessoa com deficiência e/ou incapacidade com as Empresas/instituições.  Proporcionando deste modo“NOVOS HORIZONTES”.